Postagem em destaque

Mini Bazar virtual / Sebo

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Restaurando o windows 10 num dell inspiron 14

Esse fim de semana fui restaurar um computador de uma amiga e como tive vários problemas no processo e acredito que sejam problemas genéricos na maioria, resolvi fazer uma postagem sobre eles e suas soluções. É uma postagem mais técnica e não vou esmiuçar detalhes... qualquer dúvida pergunte nos comentários, mas embora técnica acho que um leigo bem intencionado conseguirá seguir esses passos. Vamos à postagem em si.

Os notebooks Dell, assim como várias outras marcas possuem um sistema onde podemos restaurar os padrões de fábrica. Isso ajuda muito na hora de vc "zerar" o seu sistema. O preço a pagar é um pouco de espaço em disco para as partições necessárias para esse sistema, um preço bem baixo por sinal.

O primeiro passo nessa brincadeira é descobrir como ativar esse sistema caso o seu notebook tenha um. No caso do Dell Inspiron 14 série 3000, ao ligar o notebook, basta apertar a tecla F12 e mantê-la apertada e vc entrará no sistema Boot Options

Em qualquer outro sistema, existirá uma tecla ou um conjunto de teclas a serem apertados no boot para entrar nesse tipo de sistema... sugiro procurar no site do seu fabricante ou mesmo no google (as vezes em blogs como este vc acha informação mais clean do que no fabricante) informações sobre isso. No meu caso aqui, eu descobri num blog sobre a tecla F8 e apertando a tecla F8 apareceu na tela a indicação das teclas F2 para setup (outra ferramenta útil) e F12 a Boot Options. Fiz esse adendo aqui só para mostrar que nem sempre as coisas vem mastigadinhas no mundo da informática.

IMPORTANTE! Não se esqueça de fazer backup dos seus dados importantes pelo menos e ter uma lista e procedimento para instalação dos programas importantes no seu sistema. Geralmente gosto de dar boot num live CD linux para fazer backup de sistemas windows supostamente infectados, mas não vou aprofundar aqui esse processo pq senão o post vai ficar mais monstro ainda.

Em Boot Options, tem várias opções, inclusive uma delas é restaurar o sistema sem a perda dos seus arquivos. Não sou fã destas opções. Elas são mais rápidas mas eu não sinto segurança no quanto ela realmente restaura o sistema sem que nenhum malware consiga fugir dela. Procurei a opção que apaga os arquivos de dados e programas. Quero uma instalação nova de fábrica. Siga as instruções e aguarde o processo.

Se o seu sistema original era o windows 10 quando vc comprou o seu note, vc acabou por aqui. Está com seu computador "novinho novamente", pelo menos em termos de software. Basta restaurar o backup e instalar os programas importantes e pronto.

Agora se o seu sistema original não era o windows 10, como no meu caso. Era o windows 8.1 temos mais uns passos a seguir.

Segundo passo, obter a ferramenta MediaCreationTool.exe. Sugiro que baixe do site oficial da microsoft. Como vc já fez instalação do windows 10 no computador em questão, ele fará a atualização para vc e ativará sua cópia. As instruções são simples, após o download execute o programa, aceite a licença e selecione "atualizar o windows 10 neste computador". Pronto, agora vai cuidar da sua vida pq o download do windows 10 DEMOOOOORA pra burro. Pelo menos na minha conexão de 2 MBps. Começou o processo as 10 da noite e as 7 da manhã eu tinha um prompt me aguardando. Siga as instruções em tela e ele vai demorar mais um tantão para atualizar... inclusive está atualizando enquanto eu escrevo esse texto.

Terceiro passo, restaurar backups e instalar programas. Com o windows 10 funcionando, ai sim restaure o backup do seu sistema. Detalhe eu fiz o contrario... restaurei o backup no windows 8.1 e descobri que foi a pior decisão que pude tomar. Primeiro pq o windows 8.1 tem uma limitação de nomes de arquivo devem ter no máximo 260 caracteres. Isto considerando todas as pastas até a pasta raiz. Por exemplo: se o seu arquivo está no Desktop dentro de uma pasta chamada Claudio e o nome dele é trabalho2.txt, o nome completo deste arquivo seria: 

C:\Users\Flávio\Desktop\claudio\trabalho2.txt

Num total de 45 letras.. hmm talvez 46 pq Flávio tem acento e ele pode considerar 2 letras ali. Portanto se vc é um advogado que gosta das coisas superorganizadas e coloca nomes nos seus arquivos como : 

"processo 2544 referente a lei 488 - reu Joãozinho das Couves - Juiz: Mouro - cueca do juiz no dia do julgamento: roxa.odt

... isso dentro de uma pasta no desktop, dentro de outra e mais outra e quando vc acha que vai acabar aparecem mais pastas até chegar o nome do arquivo. O windows 8.1 não serve para vc... alias copiar arquivos num CD num serve para vc. Hmm... vc sempre terá problemas com backup meu amigo... pq no windows 10 pode, mas em um monte de sistema não pode... e quando vc for copiar de um para o outro pra fazer o seu backup... já era... bom tem um link legal que fala sobre isso e porque no windows 10 pode e no windows 8.1 não pode.


Sempre sugiro que evitem símbolos especiais e nomes compridos demais aos arquivos que criamos. Na hora do backup ajuda muito. Nem todo sistema aceita essas coisas... e backup nada mais é do que copiar arquivos de um sistema para outro.

Ficou grande para burro, nem sei se fui objetivo o suficiente, mas quem sabe não ajuda alguém.

Beijos para quem é de beijo, abraços para quem é de abraço...

Fiquem com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário