Retirado do blog do Denny Halim (obrigado Denny, mesmo você nem tendo ideia de quem eu sou) e mais umas outras ideias de mim mesmo, seguem as instruções abaixo.
Instale o Debian Squeeze em modo expert mode. Os momentos que merecem atenção são as telas "Carregando componentes do instalador do CD" e "Selecionando e instalando software". Na primeira,cuja imagem aparece abaixo,
devemos selecionar a opção lowmem. Como estamos instalando o sistema numa máquina com pouca memória, acredito que ela seja útil, embora não sei exatamente os possíveis benefícios da mesma. Na segunda tela, (imagem abaixo)
devemos desmarcar todas as opções, inclusive a opção Standard system (sistema padrão).
Após a instalação do debian com estas opções, ao dar boot, você terá uma instalação limpa, ou seja, apenas uma tela de login em modo texto com o mínimo de pacotes instalados para o linux funcionar.
O próximo passo é logar-se como root e instalar os seguintes pacotes através do aptitude:
# aptitude install xorg bash-completion gnome-core iceweasel iceweasel-l10n-pt-br totem evince mingetty cups gimp aptoncd xarchiver gcalctool
Os pacotes realmente importantes são: xorg, gnome-core e mingetty. Os outros são aplicativos:
- bash-completion: para facilitar o uso de interface em modo texto
- iceweasel: Navegador web (tecnicamente este tb é importante, não?)
- iceweasel-l10n-pt-br: Pacote que instala a lingua portuguesa no Iceweasel
- totem: visualizador de vídeos
- evince: visualizador de PDF
- cups: servidor de impressão
- gimp: "photoshop livre"
- aptoncd: aplicativo para facilitar instalação de pacotes sem uso da internet
- xarchiver: compactador (ZIP, etc)
- gcalctool: calculadora
Se você quiser incluir outros aplicativos nessa lista, fique a vontade. Normalmente eu também instalo o Java, Flash e BrOffice. No caso, os três recursos não são instaláveis via aptitude.
Próximo passo: modificação dos arquivos /etc/inittab e ~/.bashrc. O "nano" já está disponível para edição de arquivos. Se você não gosta do nano, instale o editor de textos de sua preferência na linha aptitude acima.
No arquivo /etc/inittab, comente a linha abaixo inserindo um "#" no início da linha conforme mostrado:
#1:2345:respawn:/sbin/getty 38400 tty1
e inclua esta linha, tomando o cuidado de colocar o login do usuário padrão da máquina no lugar indicado:
1:2345:respawn:/sbin/mingetty --autologin useseuloginaqui tty1
comente também todas as outras linhas dos terminais tty3 até o tty6. Se você achar necessário, pode comentar também a linha referente ao tty2, porém eu gosto de deixar um terminal em modo texto disponível para eventuais manutenções.
No arquivo ~/.bashrc do seu usuário padrão, (faça a edição após um "# su usuariopadrao") insira ao final do arquivo as seguintes linhas:
if [ $(tty) == "/dev/tty1" ]; then
startx
# Esta linha só é necessária se você estiver usando uma versão anterior ao squeeze
#/sbin/halt
fi
Obs: Se você estiver usando uma versão anterior ao squeeze, você precisa também modificar as permissões do comando halt com o comando:
# chmod +s /sbin/halt
para que ele possa ser executado por qualquer usuário antes de descomentar a linha indicada no .bashrc.
Pronto! Basta reiniciar o computador e usufruir do seu Desktop gráfico Debian usando menos de 200 Mb de memória. Eu já fiz este mesmo procedimento em máquinas com 128 Mb de memória e funciona muito bem, porém quanto menos memória, obviamente, ao executar os aplicativos a máquina vai sofrer mais.
Comentários são benvindos!
Olá!! Seja bem vindo ao meu blog pessoal. Pretendo aqui, registrar qualquer coisa que me interesse no meu dia a dia. Curto psicologia, informática, super-heróis, soluções inteligentes em qualquer área mas não sou restrito a estes assuntos. O objetivo aqui é trocar ideias ou oferecer um pouquinho do que sei e com isso espero ser útil ou pelo menos oferecer um pouco de diversão para quem aparecer por aqui. Veremos onde Minha vida em Miguel Pereira pode nos levar. Ass: Flavio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário