Questionário + Chat: Duas Ferramentas para Avaliar e Engajar Alunos.
Esta publicação atende ao cumprimento de uma atividade do curso de tutores da fundação CECIERJ. De qualquer forma acredito que seja interessante para o público geral pois fomenta a ideia de uso de ferramentas computacionais para uso no ensino. Vamos ao artigo.
Suporte "Just in Time": O WhatsApp como Canal de Tira-Dúvidas da Turma
Como tutores presenciais do CEDERJ, conhecemos aquele desafio: o aluno sai do polo no dia da tutoria e só tem o próximo encontro na outra semana. Ao tentar fazer a AD em casa, ou qualquer outro estudo, surge uma dúvida pequena, mas que o impede de avançar. Para não ter que esperar uma semana, e talvez para não mandar um e-mail formal para o tutor por algo tão "bobo", um grupo de chat no whatsapp para a turma pode ser a solução.
Ele cria um canal direto, ágil, onde essa dúvida pontual pode ser resolvida mais rapidamente, inclusive até mesmo por um colega, e essa resposta ainda pode ajudar a todos.
Neste post, pretendo mostrar como poderiamos usar um grupo de WhatsApp, não como um chat social, mas como uma ferramenta pedagógica de suporte, transformando a "dúvida solitária" em aprendizado coletivo e ágil.
Mas o que é o Chat (WhatsApp)?
Muitos pensam no WhatsApp apenas como uma ferramenta de bate-papo informal e instantâneo. Mas na prática da tutoria, ele pode ser muito mais. Para nossos objetivos, o grupo de chat é uma ferramenta de suporte dinâmico.
A grande vantagem é a sua agilidade e onipresença. Quase todo aluno tem o aplicativo e sabe usar. Ele permite o envio rápido de texto, fotos (ex: um print da tela do erro) ou áudios curtos, tornando a comunicação sobre problemas técnicos muito mais fácil.
A Intencionalidade Pedagógica
Neste ponto, você pode se perguntar: "Mas por que usar o WhatsApp? Isso não vai virar uma bagunça?" A resposta é o conceito mais importante da nossa proposta: o Suporte "Just-in-Time" (na hora certa) e a Gestão de Regras (Netiqueta).
A intencionalidade aqui não é o debate profundo (para isso existem ferramentas como um Fórum). O objetivo é quebrar pequenas barreiras de aprendizagem no momento em que elas surgem. O aluno não precisa ficar "travado" por dias por causa de uma dúvida simples. É uma ferramenta de suporte ágil.
Para nós, tutores, o benefício é o diagnóstico. Se 10 alunos perguntam no grupo como fazer a mesma coisa, sabemos exatamente o que reforçar no próximo encontro presencial. O segredo está em definir o grupo como um canal assíncrono (o tutor e os colegas respondem quando podem, não 24/7) e focado.
Proposta de Uso na Prática
A ideia é usar o grupo de WhatsApp como um canal de suporte contínuo para toda a disciplina. Ao longo do primeiro encontro da turma, o tutor apresentaria o grupo como o canal oficial (mas opcional) para dúvidas rápidas.
Como criar e acessar o grupo:
Esse link gerado pode ser enviado via whatsapp para os alunos ou pode-se gerar um QR Code e imprimí-lo para que os alunos tenham acesso ao grupo via QR-Code. Ou qualquer outro modo de colocar os alunos no grupo.
Estabelecer as regras (Netiqueta) é o mais importante. Elas devem ser definidas com clareza e inclusive devem estar na descrição do grupo. Abaixo segue algumas sugestões:
Foco: O grupo é exclusivamente para dúvidas da disciplina.
Sem "Bom dia": O grupo não é social. Evitar correntes, figurinhas e conversas paralelas. Ir direto à dúvida.
Assíncrono: Ninguém é obrigado a responder na hora (nem o tutor, nem os colegas). Responda quando puder.
Dúvidas vs. Debate: O grupo serve para dúvidas rápidas (Ex: "Qual o prazo da AD1?"). Debates complexos (Ex: "Vantagens do Software Livre") devem ser evitados, mas podem ser propostos, para serem realizados em um outro canal mais adequado, como um fórum por exemplo.
Assim o aluno que tiver um problema às 22h pode postar sua dúvida (o print do erro) e, na manhã seguinte, o tutor ou um colega que já souber, poderá ajudar.
Como vimos, usar o WhatsApp de forma integrada à tutoria transforma o que poderia ser um longo período de "solidão" do aluno (entre um encontro e outro) em um processo de suporte contínuo e colaborativo.
É uma estratégia que traz benefícios para todos: o aluno não fica travado em problemas pequenos, e o tutor ganha uma ferramenta poderosa para monitorar as dificuldades pontuais da turma em tempo real.
Feedback em Tempo Real: Usando Questionários na Tutoria de Informática Básica
Como tutores presenciais do CEDERJ, conhecemos bem, aquele momento no fim do encontro onde você acabou de explicar um tópico denso, como "Noções Básicas de Segurança da Informação", e os alunos balançam a cabeça positivamente. Mas será que eles realmente fixaram pelo menos os conceitos principais antes de saírem do polo? Como podemos ter uma melhor certeza?
E se pudéssemos verificar a aprendizagem de todos, ali mesmo, em menos de 5 minutos, antes de terminar a tutoria? É exatamente aqui que entra o Questionário Digital.
Neste post, vou mostrar como eu poderia usar uma ferramenta simples e gratuita, o Google Forms, para aplicar uma avaliação formativa rápida e incrivelmente eficaz durante meus encontros presenciais, transformando a dúvida do "será que entenderam?" em dados concretos.
Mas o que é um Questionário Digital? Muitos pensam em questionários apenas como "provas" que valem nota, mas na prática da tutoria, eles são muito mais. Para nossos objetivos, um questionário digital é uma ferramenta (como o Google Forms, Microsoft Forms, ou aquelas integradas em plataformas EAD) usada para criar e aplicar testes, pesquisas de opinião ou coletas de dados.
A grande vantagem é que ela permite diferentes tipos de perguntas (múltipla escolha, dissertativa, escala) e, o mais importante para nós, muitas vezes oferece feedback imediato ou correção automática. É uma forma de coletar informações de forma rápida, eficiente e organizada.
A Intencionalidade Pedagógica
Neste ponto, você pode se perguntar: "Mas por que usar um questionário sem valer nota?" A resposta é o conceito mais importante da nossa proposta: a Avaliação Formativa.
A intencionalidade aqui não é dar nota ou classificar o aluno. O objetivo é permitir que o próprio aluno verifique imediatamente o que ele realmente entendeu do conteúdo. É uma ferramenta de autoavaliação que transforma o aprendizado em algo visível para ele.
Para nós, tutores, o benefício é igualmente poderoso. Ao olhar os resultados agregados (que o Forms mostra em gráficos, em tempo real), conseguimos um diagnóstico instantâneo da turma. Vemos na hora quais conceitos precisam ser reforçados antes das APs, permitindo ajustar nosso foco para onde ele é mais necessário.
Proposta de uso na pŕatica
Primeiro vamos aprender a criar um formulário:
Como exemplo faremos o uso do questionário para o tópico "Noções Básicas de Segurança da Informação". Ao final da aula podemos reservar um tempo após a explicação para essa atividade, ou mesmo enviar o link do formulário para fazer em casa. Minha sugestão é que seja feita ainda no pólo.
A logística é simples: o link do formulário é entregue aos alunos (pode ser via QR Code que o Google Forms gera, ou qualquer outro meio) para o "Questionário de Autoavaliação". Os alunos podem responder rapidamente usando o próprio celular ou os computadores do laboratório / polo.
E enquanto eles respondem, podemos acompanhar os resultados em tempo real na tela do computador, na aba "Respostas" do Google Forms. É possível ver imediatamente os gráficos de acerto. Se, por exemplo, 80% da turma erra uma determinada pergunta pode-se usar esta informação para fazer uma nova revisão do conceito ou mesmo que ele seja revisto com mais atenção na próxima aula, graças ao feedback obtido, focando exatamente onde a turma mais precisa.
Questionário de Segurança da Informação
Segue abaixo um questionário sobre o tema exemplificado na seção anterior:
1. Qual é a melhor definição para "Malware"?
( ) Um componente físico do computador (hardware).
( ) Um programa de computador usado para editar textos.
(X) Um software malicioso (software + malicioso) criado para danificar ou se infiltrar em sistemas.
( ) Um tipo de sistema operacional, como o Linux.
2. Você recebe um e-mail do seu banco pedindo para "confirmar sua senha clicando no link abaixo" com urgência. Isso é um exemplo clássico de:
( ) Uma atualização de segurança normal.
(X) Phishing (uma tentativa de "pescar" suas informações).
( ) Um backup automático.
( ) Um procedimento padrão de firewall.
3. Qual das seguintes senhas é considerada a MAIS FORTE?
( ) 12345678
( ) minhadatadenascimento
( ) Senha123
(X) C@ch0rr0_F0rt3!
4. A principal função de um software antivírus é:
( ) Deixar a internet mais rápida.
( ) Criar cópias de segurança (backup) dos seus arquivos.
(X) Detectar, prevenir e remover softwares maliciosos.
( ) Limpar a poeira de dentro do computador.
5. Ao navegar em um site de compras, você nota que o endereço começa com "https". O "S" (de "https") indica principalmente que:
( ) O site é rápido (Speed).
( ) O site é simples (Simple).
(X) A conexão entre você e o site é criptografada e mais segura (Secure).
( ) O site pertence ao governo (State).
6. A prática de fazer cópias dos seus arquivos importantes e guardá-las em um local separado (como um HD externo ou na nuvem) é chamada de:
( ) Formatação.
(X) Backup (Cópia de Segurança).
( ) Instalação.
( ) Phishing.
7. Qual ferramenta de segurança atua como uma "barreira" ou "muro", monitorando e filtrando o tráfego de rede para bloquear acessos não autorizados?
( ) Antivírus.
( ) Editor de Texto.
(X) Firewall.
( ) Navegador (Browser).
8. Um tipo de malware que "sequestra" os arquivos do usuário, criptografando-os, e depois exige um pagamento (resgate) para liberá-los é conhecido como:
( ) Spyware (Software espião).
(X) Ransomware (Software de resgate).
( ) Adware (Software de propaganda).
( ) Cavalo de Troia (Trojan).
9. Por que é importante manter seu sistema operacional (Linux, Windows) e programas (navegador) sempre atualizados?
( ) Porque as atualizações mudam as cores e os ícones, deixando o visual mais novo.
(X) Porque as atualizações corrigem falhas de segurança (vulnerabilidades) que poderiam ser exploradas por criminosos.
( ) Porque os programas param de funcionar se não forem atualizados.
( ) Porque as atualizações diminuem o espaço usado no disco rígido.
10. "Engenharia Social", no contexto de segurança da informação, é a técnica de:
( ) Programar redes sociais.
(X) Manipular ou enganar pessoas para que elas revelem informações confidenciais (como senhas ou dados bancários).
( ) Criar um software de bate-papo (chat) seguro.
( ) Instalar fisicamente os cabos de rede em um prédio.
Como vimos, usar um questionário digital na tutoria presencial pode transformar o que poderia ser um momento passivo (apenas ouvir a explicação) em um momento ativo de verificação da aprendizagem.
É uma estratégia que traz benefícios para todos: o aluno sai do polo sabendo exatamente o que precisa revisar, e o tutor sai com dados concretos sobre a aprendizagem da turma, podendo focar melhor seus esforços futuros.