Postagem em destaque

Mini Bazar virtual / Sebo

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Instalando VMWARE Server no Linux Mint 11

Esta dica vale para instalação do vmware server em kernels mais recentes do linux utilizados em distribuições como Mint, Ubuntu etc.

Apanhei muito para achar esta informação e por isto estou postando aqui no blog.

Após baixar o vmware server versão 2.0.2 do server da vmware. Para isso você tem que fazer um cadastro onde eles lhe fornecerão uma licença que será usada na instalação (guarde esta licença), não descompacte o arquivo tar.gz e instale normalmente.

Vá até o site do Raducotescu e baixe um patch necessário para que o vmware possa ser compilado. Clique em download para baixar o patch.

Descompacte este arquivo do patch e execute o arquivo vmware-server-2.0.x-kernel-2.6.3x-install.sh como administrador, a partir do terminal fornecendo como argumento o caminho (path) do local onde está o seu arquivo tar.gz do vmware server 2.0.2. Lembre-se, não precisa descompactá-lo, pois o patch irá fazer isso por você.

Para quem não sabe como fazer isso, basta ir no terminal e digitar:

# ./vmware-server-2.0.x-kernel-2.6.3x-install.sh /diretorio/exemplo/onde-esta-o-tar.gz

Lembre-se de duas coisas aqui. Você tem que estar dentro do diretório do patch e o caminho onde está o seu tar.gz não pode ter espaços no nome, ou o patch vai lhe avisar isto e irá interromper o processo.

O patch tomará conta de toda a instalação. Na verdade ele irá aplicar o patch no vmware server e rodará o instalador do próprio vmware server. O processo de instalação é estilo wizard do windows, <ENTER> <ENTER> <ENTER>. De qualquer modo vale a pena ler o que você está autorizando o programa a fazer.

O único momento que merece atenção é quando ele pede para incluir um usuário administrador para o vmware server. Neste caso, forneça o seu usuário. Isto é muito importante no linux Mint, e Ubuntu que não possuem usuários root. Pq senão ele irá considerar o root como usuário administrador.

Não esqueça de fornecer a licença quando for solicitado, portanto tenha ela com vc.

Fontes:
O link original do raducotescu patch foi esse.
A dica eu consegui aqui.

Abraços a todos e espero que tenha sido útil para alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário