Postagem em destaque

Mini Bazar virtual / Sebo

domingo, 17 de julho de 2011

Nokia n97 - Minhas primeiras impressões

A pouco tempo comprei um nokia n97. Como sinto falta desse tipo de informação na internet, resolvi fazer um post com as minhas impressões sobre o aparelho.

Antes de mais nada, queria me descrever como usuário de celular. Acho isso importante, porque provavelmente um cara que está acostumado com recursos de celulares avançados achará certos recursos como básicos, enquanto eu não terei essa impressão, pois este é o meu segundo celular touch screen e o primeiro symbian. Sou um cara que não curto ficar pagando por aplicativos e serviços na internet, muito menos por uso de internet a partir do celular, visto que ainda não vi uma necessidade real para este tipo de coisa. Portanto meu uso é tudo free ou nada. Para terminar, sou um cara de TI. Tenho conhecimentos de TI e curto tecnologia tempo suficiente para não me amedrontar com ela, mas confesso que sou mais do lado conservador da TI e prefiro soluções mais padrões e estáveis em detrimento dessa ideia que tentam empurrar em cima da gente de que tudo tem que ser novidade o tempo todo. Novidade é legal, mas novidade sem propósito é um saco. Pois bem, vamos às impressões propriamente ditas.

Coisas chatas:
Conexão com a internet: Demorei 2 dias para configurar a internet de modo que ela não entrasse direto na conexão da rede de celular da oi. O problema maior foi achar o lugar para fazer isso. Configurei duas conexões, uma wi-fi da minha casa e a outra conexão com a Oi celular. Ou melhor o telefone configurou praticamente sozinho. Mas por padrão a Oi celular vem com prioridade 1 e conecta automaticamente. Consegui mudar a questão do “automaticamente”,
mas não a prioridade. Toda vez que um aplicativo precisa usar a internet, eu recebo uma mensagem com dois links assim:

Conexão necessária:
Conectar a internet via “Oi Internet”?
Aceitar e definir “Usar ponto de
acesso” como “Automaticamente”
Usar outro ponto de acesso

Onde as duas primeiras linhas do sublinhado é o primeiro link e a última linha é o segundo link. Eu tenho que tomar cuidado para não clicar no primeiro ou entro na rede da Oi e vão me cobrar coisa que eu não quero pagar.

Bateria esquenta:
Após alguns minutos de uso do bichinho você começa a sentir a traseira dele esquentar. Não percebi nenhum comportamento estranho por conta disso, mas é sempre preocupante.

Confusão inicial Symbian: Quem nunca usou o Symbian antes pode ter um começo meio árduo. Muita coisa é intuitiva, mas nem tudo. Além do mais tem coisa que ele tá fazendo e você não percebe. Isto sempre é perigoso.

GPS:
Aqui na minha região tem um erro de alguns metros nos mapas. No Rio funciona legal, de qualquer modo os mapas errados são um saco, justo onde eu passo a maior parte do tempo os mapas não funcionam legal (tudo bem que em Miguel Pereira não se precisa muito de mapas). Aparentemente o GPS demora um pouquinho para conseguir conexão ainda mais em lugares fechados. Será que tem algo haver com o satélite estar do lado de fora? :-) Bom de qualquer modo isso é chato.

T9: O T9 é uma bosta. Na minha experiência anterior com o LG Renoir onde
o T9 é um espetáculo o T9 do N97 é muito ruim ou eu ainda não aprendi a usar direito.

Symbian trava: É meus amigos. A sensação tela azul foi sinistra quando percebi que o bichinho travou do nada. É claro que não tem tela azul, mas põe chato nisso.

Coisas Legais:
Navegação na internet: Comparando com a minha experiência anterior com celulares com este recurso, o N97 dá um banho. É mais natural. Você parece estar usando um computador mesmo. É claro que o teclado QWERTY ajuda bastante nessa sensação. É muito mais “normal” a navegação na internet nele.

Symbian: Passado o desconforto inicial e aprendido alguns truques de uso, é
muito legal usar um S.O. num celular, mesmo que digam que ele está ultrapassado. Para mim é tudo novidade, portanto estou curtindo a valer. Baixei um monte de aplicativos “úteis” do OVI (site da nokia), embora não achei um que para mim é básico e portanto estou procurando em outras fontes (calculadora científica). Difícil é me assegurar quais fontes são seguras e quais não são.

Botão físico para tirar proteção de tela: Palmas para a nokia. Uma solução
elegante e funcional. Através de um botão físico na lateral do aparelho, a proteção de tela é desabilitada. Assim você não corre o risco de colocar o celular no bolso e ele sair apertando tudo que é botão e eventualmente fazer uma chamada.

Aplicativos legais:
O aplicativo mais legal da suite é o Shazam, pelo menos até agora. Você toca uma música, deixa o Shazam ouvir a música e através de uma conexão com a
internet ele diz para você qual o nome da música e o cantor. O aplicativo de GPS é razoável (no Rio). Camera é muito boa, tanto fotos quanto vídeo, embora se você quiser algo profissional vá comprar uma câmera profissional. Alarme, calendário e relógio são práticos, principalmente com o uso do teclado.

Conclusão
Estas são as minhas primeiras impressões com uns 6 meses de uso. Volte e meia vou aprendendo mais um pouco sobre o aparelho e seus softwares. Novas
impressões eu publico mais tarde. Abs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário